Tour Belo Horizonte – Rio de Janeiro

Não muito tempo atrás recebi o contato de dois amigos alemães interessados em fazer um tour de 3 ou 4 dias pelo Brasil, aproveitando que estariam no Rio de Janeiro para um casamento. Como eles estavam querendo encarar um off-road, preparamos um roteiro por Minas Gerais, passando por trechos da Estrada Real, parques e cidades históricas.

Ficou decidido que teríamos 4 dias de viagem: Belo Horizonte – Brumadinho. Brumadinho – Ouro Preto. Ouro Preto – Tiradentes. Tiradentes – Rio de Janeiro. Um total de 671km rodados. Motos BMW F800GS e R1200GS.

map

1º dia de Viagem: Belo Horizonte – Brumadinho (80km)

Enquanto aguardava a chegada dos meus parceiros nessa jornada, aproveitei a manhã para dar uma volta pela Lagoa da Pampulha, em frente ao hotel onde fiquei hospedado.

O entorno da lagoa reúne o mais belo conjunto arquitetônico da capital mineira. Por lá encontram-se obras assinadas pelos mestres Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx.

Sem título

Não é à toa que o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade – UNESCO. Oscar Niemeyer disse: “Foi nossa intenção, ao projetarmos as obras da Pampulha, que elas ficassem, tanto quanto possível, como uma expressão da arte e da técnica contemporânea“.

O destaque vai para a Igreja de São Francisco de Assis. Emoldurada pelas águas da Lagoa da Pampulha, reúne as genialidades do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Burle Marx e do pintor Cândido Portinari. Inaugurada em 1959, durante 14 anos a igreja foi proibida de realizar cultos pois, aos olhos do arcebispo, era apenas um galpão. Atualmente a Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça

De Belo Horizonte para o Parque Estadual da Serra do Rola Moça são apenas 30km. O acesso é feito pela BR-040, no município de Nova Lima. Embora eu sempre ande com GPS, depois de entrar em algumas furadas aprendi a confiar mais em placas, mas como o caminho não tem muitas indicando a direção, fizemos uma rápida parada já em Nova Lima para pedir informação.

Um dos 3 mirantes do Parque. Ao fundo, Belo Horizonte

Com 3.941 hectares, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça é o terceiro maior parque localizado em área urbana do país. Aberto todos os dias das 8h às 17h, a entrada é gratuita e é permitida a circulação de carros e motos.

O nome do Parque foi imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra ao retornar para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu da estrada. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e “a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou“.

A estrada que cruza o parque é totalmente afastada, mas existem algumas saídas para estradas de terra que te levam para uma aventura pelo mar de montanhas.

Confira um vídeo da nossa passagem pelo parquePilotando pela Serra do Rola Moça

Serra da Moeda e Topo do Mundo

Nossa parada para o almoço foi no restaurante Topo do Mundo, localizado em um dos pontos mais altos da Serra da Moeda. Embora asfaltada, a estrada é um pouco íngreme e inspira cuidados. O restaurante possui um ótimo atendimento, cardápio variado e estacionamento gratuito, além de uma vista única da serra e das cidades do entorno. Gastamos cerca de R$60 por pessoa, comida e bebida. Atenção aos dias de atendimento, o Topo do Mundo não abre 2ª e 3ª feira.

Rampa de Voo Livre.JPG

Ao lado do restaurante funciona a rampa do Clube de Voo Livre de Belo Horizonte, com 1.500 metros de altitude. A rampa está dentro de uma área cercada e o clube de voo cobra R$2 para ingresso. Vale a pena desembolsar essa grana e explorar a área. Não é à toa que muitas pessoas escolhem aquele espaço para fazer ensaios fotográficos.

Antes do fim da tarde já estávamos no hotel tomando uma cerveja na piscina. Muita expectativa para conhecer o Instituto Inhotim amanhã, principal razão do nosso pernoite em Brumadinho.

Assinatura

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s